Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O Aikido de Endo Shihan ...



Já tinha lido sobre o Sensei Endo e tinha visto alguns vídeos dele e de certa forma já havia criado uma impressão sobre sua capacidade.
Suas abordagens técnicas e a importância de ser um dos mais antigos instrutores do Hombu Dojo com o 8º Dan, junto com Masuda e Watanabe, me fez procurar uma oportunidade de treinar pessoalmente com ele.
Ao ver Sensei Endo ao vivo fiquei impressionado com a juventude e a flexibilidade física que ele ainda preserva. Alongamentos cuidadosos antes e no final de cada treino devem ajudar este mestre com 68 anos de idade (2011) aparentar um aspecto muito mais jovem e saudável. Impressionante mesmo!
O Seminário começou com ele falando sobre a importância do cuidado com o parceiro de treino, e dizendo que a forma mais apropriada para perceber o outro é estar consciente do seu próprio corpo, da sua respiração, da sua técnica, eliminando as tensões e as preocupações da mente. Sensei Endo gosta de falar e explicar alguns pontos de vistas, busca e exige do Uke o contato o tempo todo. Continuou o Seminário mostrando a atitude correta ao atacar em Shome Uti. Extremamente marcial e ao mesmo tempo leve e preciso. Ele falou que é possível visualizar as técnicas de Aikido como um “Kata”, onde Uke e Nague sabem através da repetição onde devem ficar as mãos, os pés e a atitude do movimento, mas junto com a busca do domínio destes conceitos devemos permanecer livres para caminhar e sentir as variações que cada parceiro (uke) pode proporcionar.
Para ser Uke do Sensei Endo você deve estar atento, oferecendo alguma energia para o movimento e ao mesmo tempo guardando as inevitáveis aberturas, pois ele vai percebê-las e vai te atirar no chão sem muito esforço. Tive a oportunidade de ser Uke em algumas correções para um pequeno grupo. Não é nada fácil, ele é rápido, marcial, mas sorridente a maioria das vezes, mesmo quando me repreendeu na minha tentativa de Shomen Uti muito “tenso” e mesmo quando me arremessou travando minhas pernas como em uma rasteira durante um Ikkyo, ele não perdeu o senso de humor. Com sua prática, criatividade e sensibilidade, adquiridos por anos de dedicação ao Aikido, ele simplesmente desenvolveu uma intuição profunda, muitas vezes despreocupado dos interesses pragmáticos da eficiência técnica.
Sensei Endo tem uma postura impecável, ombros relaxados, coluna reta, mas é fato que ele é muito marcial tecnicamente e se hoje ele aparenta ser muito suave e livre nos seus movimentos é porque ele domina as noções de “timing” do seu oponente. Em uma entrevista feita por Stanley Pranin, Endo Sensei fala que descolou seu ombro aos 30 anos, fato que o levou a treinar assiduamente com Seigo Yamaguchi para aprender a relaxar e tirar a força das técnicas.
No Seminário, Endo Sensei repetiu diversas vezes as palavras Atari (ou ateru) e Musubi, explicando a sensível diferença entre permanecer conectado sem ser rígido, oferecendo energia no ataque sem ficar extremamente exposto e vulnerável, um ataque continuo, vivo, não apenas um agarrão, ou uma pegada ou um soco. Um conceito vivo de interação e estudo entre Uke e Nague durante a técnica, onde ambos oferecem o seu melhor e exploram de uma forma mais livre as sensações da técnica, aprendendo a se movimentar com o parceiro, independente se você é o Uke ou Nague.


www.hakama.com.br


3 comentários: