Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2016

Aikido - Movimentos dos Pés

Trecho do Livro "Aikido - The Basics" de Bodo Rodel Bodo Rodel é professor na Alemanha e já possui 4 livros publicados sobro o Aikido.

Monvimentos dos pés


"Como arte marcial, o Aikido é uma arte de movimento. Isto significa que o movimento de pés correto e seguro são particularmente importantes como condição para ser capaz de executar as técnicas. Invariavelmente, por esta razão, os movimentos dos pés tomam prioridade sobre os movimentos das mãos. Pode se dizer que quando um Aikidoka domina os movimentos dos pés, ele consegue facilmente aprender os movimentos das mãos. Resumindo, os movimentos das mãos sempre seguem os movimentos dos pés e não ao contrário.
Por ser o Aikido baseado em princípios de base, existe uma serie de movimentos dos pés que sempre produzem bons resultados."



Tai Sabaki

"Irimi e Tenkan constituem os elementos principais dos movimentos básicos de pés e são chamados de Tai Sabaki, que literalmente significa “Mover o Corpo (Tai)”. De um modo geral é uma forma de ação que significa fazer o “Irimi” – dar um passo a frente – e fazer “Tenkan” – girar por traz das costas. Em outras palavras, um passo um giro. Não é necessário no giro sempre atingir exatamente 180 graus."

Neste vídeo o professor Bodo Rodel em ação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário