Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Murashigue Sensei e o Brasil.

Sensei Murashigue incentivou Kawai a ensinar o Aikido no Brasil.

Em 1961 Kawai Sensei realizou uma viagem à Europa e conheceu pessoalmente Aritomo Murashige, já na época 9º Dan e ocupando a Presidência de Honra da Federação de Aikido da Europa. Murashigue conheceu Saito Torataro, personagem que aparece em alguns registros como o primeiro professor de Kawai Sensei.
"Murashigue Sensei foi quem falou para o Kawai Sensei abrir uma academia de Aikido no Brasil. Vai para um pais inexplorado, onde não tem aikido, leva isso com você, começa um trabalho lá." Toni Rodrigues 


Aritoshi (Aritomo) Murashige nasceu em janeiro de 1895 em uma pequena vila entre as montanhas, chamada Yamaguchi.
Seu primeiro contato com as artes marciais foi com o Kendo, quando ainda tinha 13 anos de idade. Sua dedicação a arte da espada o levou a obter o 5º Dan em Kendo e o 7º Dan em Iaido. Ele também estudou estilos de clássicos de lutas sem armas como o Jujutsu, onde recebeu o 2º Dan, e o Judo onde chegou até o 5º Dan.
A data precisa que Murashige começou a praticar o Aikido com Ô Sensei não é precisa, mas a sua e dedicação fez com que recebesse com apenas 35 anos o 6ºDan em Aikido.
Já aos 45 anos, indicado na premiação Kobikwai Aiki, recebeu o 7º Dan em Aikido.

Aos 53 anos de idade recebeu o seu 8º Dan e finalmente em 1960, aos 65 anos, foi promovido ao 9º Dan.
Neste caminho dedicado as artes marciais o Mestre Murashige ensinou e formou vários alunos tendo destaque no seu trabalho na Bélgica.Sua vida dedicada ao ensino do Aikido foi interrompida com sua morte no Sul da França em 1964 em um acidente de carro
Mestre Murashige fundou o estilo Hakoryu Aikido com base na sua vasta experiência em Aikido e outras artes marciais. Foi por muitos anos um dos representantes internacionais da Aikikai e teve participação no desenvolvimento do Aikido na Europa.

www.hakama.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário